A CETAMINA foi desenvolvida como um anestésico na década de 60 e, nos últimos 20 anos, vem sendo pesquisada como tratamento para os transtornos emocionais. Estudos recentes, como publicado em setembro de 2022, no Journal of Clinical Psychiatry, demonstram que a infusão de cetamina resultou em melhora significativa nos sintomas de depressão, ansiedade e ideação suicida.

No Brasil, a Cetamina também pode ser chamada de Quetamina ou Escetamina.

A ação da Cetamina no cérebro

A infusão de Cetamina é um tratamento que consiste na infusão intravenosa, subcutânea ou intranasal (Spravatto®) da medicação em dosagem sub anestésica (doses menores do que as usadas em anestesia).

A Cetamina funciona de maneira diferente de outros medicamentos antidepressivos convencionais, que geralmente aumentam os níveis de neurotransmissores no cérebro,  como serotonina e noradrenalina. A substância atua como um inibidor da recaptação de glutamato, o principal neurotransmissor excitatório cerebral, aumentando a sua disponibilidade nos neurônios. Além disso, provoca uma cascata de reações dentro e fora dos neurônicos, que resultam em  mudanças na plasticidade sináptica e consequente melhora dos sintomas da depressão. Vale ressaltar que o medicamento também pode aumentar a produção de proteínas neurotróficas, como a fator de crescimento neural (NGF), que desempenham um papel importante na manutenção e reparação das células nervosas que também contribuem na melhoria dos sintomas depressivos.

cetamina

Indicações

Estudos clínicos têm mostrado que a Cetamina é eficaz no tratamento da depressão em indivíduos que não responderam ao tratamento medicamentoso convencional, o que se chama de depressão refratária. Também pode ser indicada no tratamento da depressão em indivíduos com transtorno bipolar e TEPT.

A substância pode produzir efeitos antidepressivos rapidamente, resultando em melhorias significativas em menos de 24 horas. Isso é importante, pois muitas pessoas com depressão não respondem aos tratamentos convencionais, e aqueles que respondem podem levar semanas ou meses para sentir algum alívio. Além da ação antidepressiva, a cetamina tem potente ação anti-suicídio, reduzindo pensamentos ou tentativas de suicídio (https://www.bmj.com/content/376/bmj-2021-067194 ).
No Brasil, a Cetamina intravenosa e subcutânea para o tratamento dos transtornos psíquicos ainda é considerada um tratamento off label (fora da bula)e não possui regulamentação específica pela Anvisa. Por isso, os planos de saúde geralmente não cobrem esse tratamento. Já a cetamina (ou escetamina) intranasal é regulamentada pela Anvisa e por lei, os planos de saúde devem custear como medicamento de alto custo.

Efeitos

Os efeitos da Cetamina podem ser sentidos dentro de minutos de administração e durar de horas a dias. No entanto, grande parte dos pacientes precisa de mais de uma sessão para obter o efeito desejado.

Para o tratamento da depressão, a medicação não pode ser utilizada em domicílio, pois deve ser utilizada em um ambiente médico supervisionado, com alguns cuidados específicos, como jejum e monitorização dos sinais vitais.

Durante a infusão, o paciente pode sentir alguns efeitos colaterais, porém eles tendem a desaparecer em até 1 hora após o início da infusão. Alguns efeitos colaterais comuns incluem náuseas, tontura, sonolência e sintomas dissociativos.