Conheça a Estimulação Magnética Transcraneana (EMT)

Mãos de uma pessoa segurando um aparelho de formato oval com um cabo, próximo à cabeça de um homem com expressão serena

Para quem é indicado a EMT?

Para pacientes com:

  • Depressão
  • Transtorno obsessivo compulsivo
  • Transtorno bipolar (episódios depressivos)
  • Dores crônicas como fibromialgia ou neuropatia
  • Sequelas motoras de Acidente vascular cerebral (AVC)
  • Transtornos de ansiedade
  • Alucinações auditivas na esquizofrenia

O Conselho federal de medicina (CFM) aprovou para tratamento da depressão uni e bipolar e alucinação auditiva nas esquizofrenias. Entretanto, existem várias outras indicações, com estudos científicos mostrando eficácia da EMT para: Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), episódio depressivo do transtorno bipolar, dores crônicas, fibromialgia, sequelas motoras de AVC, Transtornos de ansiedade, dentre outros.

Como funciona a EMT?

EMT é um método não invasivo, sem uso de medicação e bem tolerado pelos pacientes.
Durante uma sessão de EMT, o paciente é acomodado em uma poltrona confortável, mantendo-se acordado durante todo tratamento. Um aparelho eletromagnético é posicionado sobre áreas específicas da cabeça e fornece sem dor um estímulo magnético que estimula as células nervosas na região do cérebro envolvida no transtorno apresentando pelo paciente. Durante a estimulação, você poderá ler, ouvir música ou simplesmente relaxar.
A maioria dos pacientes notam melhora dos sintomas com a EMT após 2 semanas de tratamento (8-10 sessões).

Como é a sessão de EMT?

Durante a sua primeira consulta, um psiquiatra fará uma avaliação de seus sintomas, seu histórico médico e te explicará como funciona o tratamento.
A sessão tem duração de 8 a 30 minutos. Durante a estimulação, o paciente é acomodado em poltrona, em uma sala privada e permanece acordado e alerta enquanto o dispositivo de terapia EMT fornece pulsos magnéticos para as áreas específicas do cérebro envolvidas no seu transtorno. Durante a estimulação, o paciente pode ler, ouvir música, assistir vídeos no celular ou relaxar. Após a estimulação, o paciente retorna às suas atividades rotineiras.

Por quanto tempo é necessário o tratamento com EMT?

O tratamento tem duração de cerca de 4 semanas, ao final, é avaliada a necessidade de sessões adicionais.
A EMT pode ser utilizada como tratamento único ou associada ao uso de medicações e psicoterapia. Assim como o tratamento medicamentoso, pode haver a necessidade de doses de reforço.

Por quanto tempo dura cada sessão de EMT?

O tratamento dura entre 8 a 30 minutos, ao longo de 2 a 4 semanas, ou 10 a 20 dias úteis.

Como fazer para realizar o tratamento com EMT na Livaz?

Para realizar o tratamento você precisa do encaminhamento do seu psiquiatra. É agendado uma consulta inicial para que o médico possa conhecer você, seus sintomas e seu histórico médico e te informar como funciona o tratamento, em seguida, você já pode realizar a primeira aplicação.

O psiquiatra que te avaliar na Livaz, entrará em contato com o seu médico para que ele acompanhe a sua evolução. As sessões são diárias, com pausas nos finais de semana (5 sessões por semana), tem duração de 8 a 30 minutos.

A EMT é segura?

Quando bem indicada e realizada por um profissional capacitado a EMT mostra um elevado perfil de segurança e eficácia.
A segurança e a eficácia da EMT foram apoiadas por mais de 30 estudos médicos e várias meta-análises. Foi aprovado pelo FDA em 2008 e pelo CFM em 2012 e é considerado um procedimento de muito baixo risco pela comunidade médica, pois não requer anestesia e é realizada como procedimento ambulatorial, sendo que o paciente pode continuar sua vida normalmente após cada procedimento.

Qualquer idade pode fazer EMT?

É indicada para adultos e idosos. Há um número crescente de estudos demonstrando eficácia e segurança em adolescentes, mas não temos estudos suficientes para crianças.

Quais os riscos da EMT?

EMT é um procedimento seguro, entretanto pode apresentar alguns efeitos colaterais. Os efeitos colaterais são geralmente leves a moderados e melhoram logo após uma sessão individual e diminuem com o tempo com sessões adicionais. Eles podem incluir: dor de cabeça, desconforto do couro cabeludo no local da estimulação, formigamento, espasmos ou espasmos dos músculos faciais e tontura. É muito raro, mas pode acontecer convulsões. Estas são prevenidas com a boa determinação do limiar motor do paciente.

Se eu fizer EMT, posso parar de tomar remédio?

É recomendado manter a medicação já em uso durante o tratamento. Entretanto, cada caso deve ser avaliado individualmente com seu psiquiatra. A EMT pode ser um tratamento adjuvante, com objetivo de potencializar a medicação já utilizada, mas pode ser utilizada como tratamento único.

A EMT tem alguma contraindicação?

As contraindicações são:
– Contraindicação absoluta: Presença de um implante metálico no cérebro ou crânio, como, implante coclear, estimuladores cerebrais implantados, prótese metálica craniana.
– Contraindicação relativa: Condições que aumentam o risco de convulsões, como, pacientes com epilepsia sem controle ou tratamento adequado, alcoolismo ou uso de substâncias que reduzam o limiar convulsivo.

Entre em contato

(11) 91663-8359
(11) 3872-7827

R. Diana, 89, conj 31-33 | Perdizes
CEP 05019-000
São Paulo – SP

contato@clinicalivaz.com.br