Quando pensamos em tratamentos para depressão ou outros transtornos mentais, nossas opções iniciais são os medicamentos e a psicoterapia. Entretanto, em alguns casos, o uso das medicações não resulta em melhorias. É a chamada depressão resistente ou refratária. Outras alternativas de tratamentos são cada vez mais pesquisadas e difundidas, apresentando novas possibilidades para quem sofre com a doença.
A depressão pode acontecer em um único episódio, ou em diversos episódios recorrentes ao longo da vida. É caracterizada, geralmente, pela presença de alterações e sintomas típicos por um longo período, levando a sofrimento psíquico significativo e/ou prejuízo no funcionamento social, profissional e em outras áreas determinantes da vida.
Novos tratamentos, novas soluções
Depressão é assunto sério. Inclusive é uma doença listada na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).
Soluções alternativas e cientificamente comprovadas podem auxiliar na melhora da depressão, sendo verdadeiras aliadas no processo de tratamento e cura. São opções possíveis para complementar o tratamento e a prevenção de transtornos mentais.
Estudos demonstram que práticas como a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e a Infusão de Cetamina podem proporcionar melhoras no bem-estar e qualidade de vida geral.
Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)
EMT ou Estimulação Magnética Transcraniana é um dos novos tratamentos para a depressão que usa pulsos magnéticos para estimular partes específicas do cérebro, que estão relacionadas à depressão e outros transtornos. A ativação das células cerebrais requer a repetição desse estímulo.
Por isso, às vezes é chamado de estimulação magnética transcraniana repetitiva ou EMTr.
A estimulação magnética transcraniana é um tratamento não invasivo para a depressão, sem a necessidade de qualquer tipo de sedação ou anestesia. O paciente permanece acordado, não requer ambiente hospitalar especializado, podendo ser realizado tranquilamente em consultório ou clínica
As sessões podem durar de 8 a 30 minutos e o tratamento dura cerca de 4 semanas.
É um tratamento livre de medicações, seguro e eficaz, aprovado pela Anvisa (2006), CFM (2012) e FDA(2008).
Infusão de Cetamina
A cetamina é uma substância utilizada desde a década de 60 como anestésico e é amplamente utilizada em crianças, adultos e idosos com essa função. Há cerca de 20 anos se comprovou que a cetamina tem uma potente ação antidepressiva e anti-suicídio e desde então vem sendo utilizada e validada com essa função em diversos países do mundo, sobretudo nos Estados Unidos.
A infusão de cetamina é um tratamento que consiste na infusão intravenosa, subcutânea ou intranasal (Spravatto®) da medicação em dosagem subanestésica (doses menores do que as usadas em anestesia).
No Brasil, no caso da cetamina intravenosa e subcutânea, ainda é considerada um tratamento off label (fora da bula) e ainda não possui regulamentação pela Anvisa para o tratamento de depressão. Ainda assim, com indicação médica adequada e respeitando todas as recomendações de segurança, é utilizada como substância antidepressiva e suicidio.
Já o Spravatto® é regulamentado pela Anvisa e sua administração é intranasal.
Procure sempre lugares e profissionais especializados e regulamentados para qualquer tratamento de saúde. Não se automedique.